quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1. Mostre graficamente como funciona um computador. Destaque os seus componentes principais e o fluxo de dados e de controle entre esses componentes.


Dentro da informática podemos destacar o computador como sendo o principal elemento utilizado para o tratamento de dados e a obtenção de informação. O computador é um dispositivo elétrico concebido para manipular símbolos, dados, com rapidez e precisão, que recebe dados de entrada e, de forma automática, os processa de modo a obter dados de saída com base em um conjunto detalhado de instruções (que também constituem dados de entrada).
Processar dados significa transformar informações que temos em mãos (informações iniciais ou de entrada) em informações úteis (informações finais ou de saída). O Processamento de Dados pode ser representado através do seguinte esquema:


 Entrada de dados: usa dispositivos eletrônicos que possibilitam o fornecimento de dados ao computador que os utilizará conforme as instruções contidas em seu algoritmo para se chegar aos resultados desejados. Vários são estes dispositivos como: teclado, mouse, etc.
Qualquer dos componentes físicos que compõem a estrutura de um computador é chamado de hardware.
  
 

 O microcomputador é um aparelho composto por gabinete (ou torre) e os dispositivos de entrada e saída (principais: monitor de vídeo, teclado e mouse, outros: impressora, scanner, etc). Nesta seção serão apresentados os principais componentes de hardware de um microcomputador.


Processamento: os dados obtidos pelos dispositivos de entrada serão processados conforme as instruções existentes no algoritmo, sendo ambos, os dados de entrada e resultados processados, armazenados na memória do computador.  Esta parte, identificada como processamento, é relacionada diretamente com os dispositivos de armazenamento de dados (memória), pois são neles guardados os dados que serão acessados e manipulados pelo computador que procura atingir os resultados desejados.
É a principal placa de um computador (mother board). Possui um conjunto de circuitos integrados (chip set) que reconhecem e gerenciam o funcionamento do hardware e nela fica acoplado o processador (ver adiante).




Na placa mãe reside o BIOS (Basic Input Output System), que é o sistema básico de entrada e saída de dados. O BIOS controla o trânsito de dados entre o equipamento e os programas, além de ser o responsável pelo autoteste inicial do sistema (POST - Power On Self Test).
Após o autoteste, o BIOS faz o chamado "boot", que consiste em carregar o programa do sistema operacional, que está arquivado no disco rígido, para a memória principal. Com o sistema operacional carregado, o microcomputador está pronto para executar os comandos e carregar outros programas.
Também é na placa-mãe que fica acoplada a unidade de processamento, ou processador, ou CPU (do inglês central processing unit) - que é o circuito eletrônico que faz o processamento dos dados - e a memória cache, que armazena temporariamente os dados de uso mais imediato.
O processador se comunica com outros circuitos e placas que são encaixadas nas fendas - slots  ou conectores da placa-mãe. O caminho pelo qual se dá essa comunicação entre o processador e as outras placas é denominado de barramento. Os padrões de barramentos mais comuns são do tipo ISA (Industry Standard Architecture) e PCI (Peripheral Component Interconnect), mas atualmente, o PCI é o barramento mais utilizado.
Na placa mãe que fica a controladora IDE (Integrated Device Eletronics) que controla os periféricos acopladas ao microcomputador e gerencia os dispositivos de entrada e saída: porta serial Com 1 ("Mouse"), porta serial Com 2 (Fax-Modem), porta paralela (impressora), porta SCSI (permite a conexão de até sete acessórios) e a interface USB ("Universal Serial Bus"), um tipo de conector universal que suporta a conexão de muitos acessórios.
Nos computadores mais modernos o BIOS possui um sistema denominado de plug-and-play, que detecta automaticamente qualquer novo periférico, facilitando a sua instalação.

•    Saída de dados: consiste na realização das instruções que estão sendo processadas pelo computador com o objetivo de mostrar os dados obtidos na execução do algoritmo.  Esta apresentação acontece por meio dos dispositivos de saída de dados como: monitores ou vídeos, impressoras e outros recursos tecnológicos capazes de facilitarem o acesso a estes dados alcançados.
•    Monitor: Monitor é o dispositivo principal de saída de dados, mas atualmente já há monitores que servem para entrada de dados tipo os monitores 'touch-screen', que têm seu funcionamento parecido a de um mouse.


A coleta e armazenamento de dados solicitados ao usuário de um algoritmo é realizada através dos dispositivos de entrada de dados.  Estes dados são manipulados pelo processador respeitando rigorosamente as instruções contidas no algoritmo e buscando satisfazer as necessidades de seu usuário.  Assim, se concebe a importante compreensão sobre os dados brutos que são necessários para geração da informação, que é contextualizada para um fim específico e atende as expectativas do usuário, tendo este acesso aos mesmos através dos dispositivos de saída de dados.
A efetivação de todo este processo só ocorre com dados que estejam armazenados em memória, sendo todos os seus recursos relacionados ao armazenamento e recuperação de dados de fundamental importância ao funcionamento do computador.
Memória Auxiliar
É responsável pelo armazenamento definitivo de programas e dados. Os dados nelas gravadas ficam armazenados mesmo quando o micro está desligado, mas seu acesso é mais lento que o acesso à memória principal. Entre os dispositivos mais comuns utilizados para armazenar estes dados, podemos citar os Discos Flexíveis ou Disquetes, os Discos Rígidos ou winchester e os CD-ROM's.
Memória Primária ou RAM: Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, freqüentemente abreviado para RA é um tipo de memória que permite leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. O termo acesso aleatório não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo.

Memória Secundária ou ROM:A memória ROM (acrônimo para a expressão inglesa Read-Only Memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo usuário uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Uma memória ROM propriamente dita vem com seu conteúdo gravado durante a fabricação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário