É a convergência da estrutura física de servidores privados a uma Data Center, com arquitetura moderna que permite ao usuário deste serviço escolher quanto espaço ele necessita para alocar seus dados.
Funciona basicamente como um HD virtual. Este HD virtual ficaria nos “computadores de terceiros”. Daí o receio, de algumas empresas em contratarem esses serviços de cloud computing.
Procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço.
A principal vantagem desse modelo está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Em outras palavras, é possível usar esses recursos de maneira off-line.
Outro benefício da cloud computing está no fato de que o usuário pode acessar seus dados em qualquer terminal, sem precisar está conectado, no caso de uma empresa ao servidor e no de uma pessoa física ao seu PC.
O Google Docs é um exemplo prático dessa nova realidade é serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office instalados em suas máquinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário